Projeto Estrutural
Projeto Estrutural
Projeto Estrutural
Projeto Estrutural Residencial
O projeto estrutural residencial é o elemento complementar ao projeto arquitetônico. Ele garante solidez à estrutura da edificação, assim como o melhor aproveitamento possível do solo e a viabilidade da arquitetura presente.
Possui alto grau de importância para a construção e sua ausência pode incorrer em problemas como riscos para a segurança aos moradores e o aumento de custo de obra.
Essa etapa, anterior à construção, deve ser sempre respeitada. Para realizá-la, sempre deve ser levado em conta o estudo dos solos (sondagem) e qual a arquitetura a ser realizada. Com base na arquitetura (corpo) os engenheiros estruturais fazem o projeto que serve como base e coluna vertebral de todo o projeto.
Como devo iniciar a execução da minha casa?
Apesar de ser feito após o projeto arquitetônico, ele é tão importante quanto a execução da obra. Logo, deve-se iniciar por ele.
Com o projeto estrutural em mãos, o empreiteiro pode fazer a marcação das fundações, que automaticamente devem respeitar o estrutural, o projeto arquitetônico e o projeto executivo. Lembrando que nesse projeto são detalhados materiais necessários, especificações de cada um dos materiais e como devem ser feitos cada um de seus elementos estruturais.
É como se dividíssemos a casa em uma série de elementos desmembrados. Assim, cada elemento é demonstrado e apresentado um a um, de forma a que seja simples a leitura e que a execução possa ser realizada por qualquer pessoa que entenda um pouco de obras.
Como economizar na obra.
A melhor maneira de economizar em uma obra é executar puramente o que foi projetado. É por isso que o projeto estrutural residencial vai te auxiliar nessa parte. Só com ele é possível fazer nem mais e nem menos do que se imagina. Com ele, é possível fazer o suficiente pelo calculado.
Ainda é comum escutar no mercado pessoas que utilizam pedreiros e mestres de obras de confiança para fazer suas casas sem projeto estrutural. Muitos desses profissionais possuem grande habilidade prática e tem uma boa ideia do que deve ser executado por antigos projetos realizados, porém a experiência nesse caso fica a desejar em relação ao projeto.
Em grande partes dos casos são realizadas estruturas exageradas, gastando maior quantidade de aço e concreto, o que muitas vezes acaba saindo mais caro do que o necessário. Se, por ventura, ocorrer o inverso e esses profissionais utilizarem menos do que o suficiente, a obra estará fora das normas aplicáveis da NBR 6118 e, com o tempo, outras patologias podem surgir.
É obrigatório o projeto estrutural?
O projeto é obrigatório para todas as prefeituras do Brasil. Entretanto, nem todas têm um acompanhamento juntamente da aprovação com relação à execução ou não do projeto estrutural.
Embora ainda seja obsoleta, a forma de conferência é uma das coisas que está cada vez mais
Projeto Estrutural Piscina: Tudo que você precisa saber
Com certeza ter uma piscina em casa é o desejo de muitas pessoas, não é mesmo? Afinal, é prazeroso curtir uma piscininha com a família. No entanto, para realizar este sonho, é importante ficar atento a alguns detalhes.
A construção de uma piscina exige um planejamento detalhado, como, por exemplo, as dimensões do terreno, o tipo de solo, a locação de ralos e canos, a segurança, entre outras coisas.
Por esse motivo, o ideal é possuir um projeto para piscina bem elaborado, que possa auxiliar todo o processo de construção, definindo com exatidão as etapas, os materiais, os custos e tudo que for necessário.
Sendo assim, para te ajudar, listamos a seguir os principais elementos que um bom projeto para piscina precisa ter para evitar qualquer tipo de problema.
- Análise do Terreno
- Tipo de solo
- Filtragem e casa de máquina
- Iluminação
- Segurança dos usuários
- Manutenção