Projetos de Engenharia

Projetos de Engenharia

Projetos de Engenharia

Projetos de Engenharia: Você sabe o que é um projeto arquitetônico?

O projeto arquitetônico é o primeiro passo de uma construção nova ou modificação de algum projeto existente, nesse projeto são definidos os limites de área, otimização de espaços além de concepção de cômodos internos.

De forma prática o projeto arquitetônico, resolve os problemas funcionais, estéticos considerando os contextos existentes físicos, culturais e econômicos.

Ademais, o projeto arquitetônico dá início ao processo de aprovação, seja na prefeitura, ou demais órgãos, mas somente com ele não é recomendável fazer a execução da obra. Na realidade ele dá boa ideia de como será o conjunto, mas ainda é pouca informação a construtora, construtor, empreiteiro fazer a execução do empreendimento.

Casa Igarata
Projeto Arquitetonico de Residência em Igaratá.

Projetos de Engenharia

Essa é uma segunda fase dos projetos da casa, nessa segunda etapa são realizados os projetos de engenharia, também chamados de projetos complementares. Eles são chamados assim por serem complementares ao projeto de arquitetura e de prefeitura.

Fazem parte do conjunto de projetos de engenharia: o projeto estrutural, projeto elétrico e o projeto hidráulico. Com todos esses projetos em mãos é possível realizar a construção de uma casa atendendo às NBR vigentes.

Porque devemos fazer os projetos da casa?

Os projetos determinam detalhes construtivos considerando o melhor uso das NBR’s trazendo o mínimo possível a ser executado por quem realiza o empreendimento. Em geral, os custos dos projetos complementares representam de 0,5 a 3% do empreendimento, ou seja, significa dizer que geram grande economia no todo do empreendimento.

Além disso, são os projetos complementares que fazem a prevenção de possíveis problemas construtivos, e melhor aproveitamento dos materiais a serem utilizados. Por exemplo: nos cálculos estruturais, sabe-se qual concreto utilizar, traço e quantidade de aço a ser considerada em projeto.

Muitas prefeituras com intuito de melhorar o processo construtivo durante os últimos anos têm exigido nas aprovações arquitetônicas os projetos complementares e memoriais descritivos de cálculo. Fazendo com que indiretamente aumentem a segurança para possíveis obras e problemas que possam vir a ter, além disso, ter assim uma gestão maior sob o patrimônio público e do privado.

O que é um projeto estrutural?

A estrutura de uma obra é composta por muitos elementos, como vigas, pilares, lajes e fundações. É ela a responsável por manter um edifício em pé. O projeto estrutural é o planejamento desta estrutura, feito através de inúmeros cálculos.

Fazendo uma analogia com o corpo humano, o projeto estrutural seria o planejamento do peso e distribuição dos ossos, o que permite que este corpo se sustente.

O projeto estrutural é não só uma forma de otimizar o tempo, mas também de economizar com a obra. Ele determina, por exemplo, a quantidade exata que você vai utilizar de aço e concreto, a partir das diretrizes estabelecidas no próprio projeto, como dimensões de fundações, pilares, vigas e lajes. O projeto também indica a quantidade adequada de materiais a ser comprada em cada fase da construção. Dessa forma, evita-se excessos e gastos desnecessários.

Projeto Estrutural
Projeto Estrutural de arquivo Pessoal.

O que é um projeto elétrico?

Projeto elétrico é o nome dado ao conjunto de cálculos e dimensionamentos da rede elétrica de uma edificação. Também são dimensionadas a alimentação de energia, padrão, dimensionamento de conduítes (tubulação pela qual se passa a fiação), e divisão de circuitos. Seu objetivo é garantir o melhor aproveitamento de rede.

No projeto elétrico é avaliado, por exemplo, qual o quadro necessário para alimentação de energia da edificação, qual o padrão de fase, o número de tomadas, a divisão de circuito para diminuição da espessura dos fios, entre outros detalhes. Este trabalho também considera todas as normas de proteção para que não haja risco de curto circuito, ou outros acidentes graves.

Em casas antigas é comum ter o que se chama “erro de cálculo de circuito”, que causa o desligamento do chuveiro em dias muito frios. Tal problema pode ser causado por um disjuntor ou por fiação incompatível. O projeto elétrico existe para evitar falhas como esta.

Projeto Elétrico Bim
Projeto elétrico em Bim. Fonte: Galeria Autoqi

O que é um projeto hidráulico?

Projeto hidrossanitário é o nome dado ao conjunto de cálculos e dimensionamentos das redes de esgoto, de alimentação de água fria, de alimentação de água quente, de águas pluviais, e caixa d’água, feito para uma construção.

No projeto hidrossanitário são calculadas, por exemplo, as dimensões de tubulações necessárias para cada uso do sistema de água e de esgoto da casa. Através do projeto também é definido o tipo do sistema e o que será contemplado nele, por exemplo, água quente, altura de caixa d’água, volume de cisterna, e tubulação de saída de esgoto.

Poucos sabem, mas quanto maior o número de conexões em uma casa, menor a pressão de água, fazendo com que muitas casas sofram com água que sai sem força no chuveiro e/ou na torneira. Esse é apenas um dos problemas que o projeto hidrossanitário resolve para o futuro morador do imóvel.

Projeto Hidráulico Bim
Projeto Hidrossanitário Bim. Arquivo Pessoal.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesso nosso Blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags