Laje Protendida

Laje Protendida

Laje Protendida

LAJE PROTENDIDA

A laje protendida compõe a superestrutura da edificação, possuindo na sua composição concreto e aço na forma de cordoalhas engraxadas, as quais atuam diretamente no aumento da resistência do concreto. Possibilita-se, assim, com facilidade, vencer grandes vãos.

Entretanto, antes de saber o que de fato é uma laje protendida, vamos falar da protensão em si. Para isso, continue a leitura, porque nas próximas linhas vamos explicar mais a respeito.

Protensão

A protensão é caracterizada pela tensão inserida previamente na estrutura. Macacos hidráulicos realizam o alongamento dos cabos e das cordoalhas da armação, garantindo esforços de tração permanentes ao aço, sem contar, é claro, com maior compressão do concreto, podendo ser, em alguns casos, aderentes ou não aderentes.

Laje Protendida
Laje Protendida. Reprodução: Solar Engenharia.

Desse modo, esse modelo de fabricação garante condições necessárias para a estrutura vencer grandes vãos. É utilizado, principalmente, no caso de edifícios industriais, comerciais ou quaisquer outros tipos, onde o espaço é amplo, com poucas vigas e pilares de apoio.

Em relação à protensão aderente, ela existe quando há necessidade de protensão de alta densidade, um grande número de cabos é colocado dentro das bainhas metálicas, que podem ser lisas ou onduladas, sendo fixados com concreto injetado no seu interior.

Já na protensão não aderente, a ancoragem mestre é tensionada uma única vez. Além disso, os cabos recebem uma camada de polietileno ou polipropileno como cobertura para garantir proteção contra corrosão.

Tecnicamente o meio empregado, tanto aderente quanto não aderente, não proporciona grandes mudanças na estrutura de modo geral. Por outro lado, seu planejamento deve ser realizado por profissionais capacitados. Seguindo medidas que atendam as particularidades de cada obra.

laje protendida
Laje Protendida em execução. Reprodução: Escola Engenharia.

Agora, esclarecido o que de fato é a protensão, vamos voltar as atenções para a laje protendida, explicando sua execução, vantagens e desvantagens.

A laje protendida necessita de estudo prévio para determinar sua funcionalidade e levantar critérios essenciais para cada construção. Determina-se, assim, os pontos necessários que possibilitam o sistema ser usual.

Sendo assim, no que tange à sua execução, a laje protendida se assemelha a outras estruturas convencionais, podendo ser moldada in loco, ou seja, no próprio local, como pré-fabricada, quando montada em indústrias especializadas.

Além disso, as lajes protendidas podem receber pretensão ou pós-tensão. A protensão é realizada antes ou depois da concretagem dos cabos e cordoalhas.

Vantagens da laje protendida

O grande benefício da laje protendida é reduzir tensões de tração provocadas pela flexão e esforços cortantes. Porém, existem outros, como:

  • Redução da incidência de fissuras e deformações no longo prazo;
  • Economia de concreto e aço, visto que o emprego desses materiais é otimizado para maior eficiência estrutural;
  • Processo mais ágil, uma vez que o tempo de cura da laje, desforma e retirada das escoras é menor;
  • Possibilidade de lajes mais finas, sem que perca sua resistência;
  • Permitir vencer grandes vãos sem maiores dificuldades;
  • Controle de resistência e cura.

Desvantagem da laje protendida

  • Sua execução demanda equipamentos especiais para todas as ações serem bem executadas;
  • Mão de obra qualificada e experiente;
  • Aumento significativo dos custos totais devido ao uso de equipamento diferenciados e mão de obra especializada;
  • Atenção dobrada em todas as etapas para assegurar que tudo está correndo conforme o projeto e as necessidades construtivas.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags