Viga Baldrame
Viga Baldrame
O que é uma viga baldrame?
A viga baldrame é um elemento estrutural da fundação rasa, intermediária entre infraestrutura (fundação) e a superestrutura (estrutura geral da edificação acima do solo). É feita em concreto armado e tem geralmente formato retangular, localiza-se abaixo do nível do terreno, percorrendo toda extensão das paredes.
Em linhas gerais, a viga baldrame é responsável por transferir cargas da estrutura para a fundação, passando pelas sapatas isoladas e blocos de coroamento, assim como faz o travamento das colunas e pilares da estrutura.
É comum a sua utilização em residências construídas sobre solo firme. A sua composição mais básica e conhecida é de quatro barras na posição horizontal (aqui é importante lembrar que as bitolas e quantidade de aço vai variar em função do cálculo), com arranques fixados e concretados, os quais servem como ponto de partida para os pilares.
Função da viga baldrame
As vigas baldrames distribuem uniformemente as cargas recebidas das paredes e outros elementos estruturais que compõem a edificação, assegurando que não surjam trincas e fissuras ao longo do tempo e tornando-se dissipadora das ações ocorridas entre a fundação e a estrutura acima do solo.
Tipos de vigas baldrames
Existem 3 tipos de vigas baldrames que são amplamente utilizadas na construção civil. Em 100% dos casos, um profissional adequado é quem deve fazer essa escolha. Afinal, outros pontos devem ser levados em consideração para determinar qual tipo de viga deve ser executada.
- Viga baldrame montada in loco
Para executar a viga baldrame in loco, ou seja, no próprio local de uso, inicialmente abrem-se valas seguindo medidas determinadas em projeto arquitetônico com base na locação das paredes. A viga baldrame é também conhecida como alicerce, resumindo é o que resiste e dá sua sustentação.
Então, o fundo das valas é coberto por britas, ou similares, para evitar contato entre solo, armações e concreto, prevenindo possíveis corrosões na estrutura.
Após esse passo, são colocadas as formas de madeira para delimitar a área escavada, assim como para dar forma às vigas. Por fim, as armações de aço entram em cena com espaçadores em toda sua extensão, impossibilitando qualquer movimento da armadura.
Sendo assim, com todas essas etapas concluídas, ocorre o lançamento do concreto que passa pelo tempo de cura para, somente depois, realizar sua impermeabilização, evitando o surgimento de patologias causadas pela umidade e infiltração.
- Viga baldrame pré-moldada
A viga baldrame pré-moldada é produzida fora do canteiro de obras por indústrias especializadas. Dessa forma, torna-se uma solução versátil, visto que não é necessário deformá-las ou preocupar-se com o acabamento das vigas depois de pronta. Sua aplicação é simples: basta posicioná-las, realizar os encaixes e concretá-la.
Além disso, elas acabam proporcionando economia e praticidade porque reduzem os trabalhos em campo e, consequentemente, o consumo dos materiais.
- Bloco de concreto em formato de U
Esse tipo de viga utiliza blocos de concreto como base, em formato de U, e segue as mesmas etapas da viga baldrame montada in loco. Posteriormente, recebe armações de aço e o lançamento do concreto para seu preenchimento.
As vigas baldrames possuem total importância nas edificações, em especial as residenciais, cumprindo perfeitamente o seu papel com eficiência e segurança. Possui, além disso, um ótimo custo-benefício se comparado a outros sistemas sendo o formato mais utilizado no Brasil tratando-se de fundação.
Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.
Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.
Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.