Projeto Estrutural

Projeto Estrutural

Projeto Estrutural

Projeto Estrutural Residencial O projeto estrutural residencial é o elemento complementar ao projeto arquitetônico. Ele garante solidez à estrutura da edificação, assim como o melhor aproveitamento possível do solo e a viabilidade da arquitetura presente. Possui alto grau de importância para a construção e sua ausência pode incorrer em problemas como riscos para a segurança aos moradores e o aumento de custo de obra. Essa etapa, anterior à construção, deve ser sempre respeitada. Para realizá-la, sempre deve ser levado em conta o estudo dos solos (sondagem) e qual a arquitetura a ser realizada. Com base na arquitetura (corpo) os engenheiros estruturais fazem o projeto que serve como base e coluna vertebral de todo o projeto.
Projeto
Fonte: Freepiks
Como devo iniciar a execução da minha casa? Apesar de ser feito após o projeto arquitetônico, ele é tão importante quanto a execução da obra. Logo, deve-se iniciar por ele. Com o projeto estrutural em mãos, o empreiteiro pode fazer a marcação das fundações, que automaticamente devem respeitar o estrutural, o projeto arquitetônico e o projeto executivo. Lembrando que nesse projeto são detalhados materiais necessários, especificações de cada um dos materiais e como devem ser feitos cada um de seus elementos estruturais. É como se dividíssemos a casa em uma série de elementos desmembrados. Assim, cada elemento é demonstrado e apresentado um a um, de forma a que seja simples a leitura e que a execução possa ser realizada por qualquer pessoa que entenda um pouco de obras. Como economizar na obra. A melhor maneira de economizar em uma obra é executar puramente o que foi projetado. É por isso que o projeto estrutural residencial vai te auxiliar nessa parte. Só com ele é possível fazer nem mais e nem menos do que se imagina. Com ele, é possível fazer o suficiente pelo calculado. Ainda é comum escutar no mercado pessoas que utilizam pedreiros e mestres de obras de confiança para fazer suas casas sem projeto estrutural. Muitos desses profissionais possuem grande habilidade prática e tem uma boa ideia do que deve ser executado por antigos projetos realizados, porém a experiência nesse caso fica a desejar em relação ao projeto. Em grande partes dos casos são realizadas estruturas exageradas, gastando maior quantidade de aço e concreto, o que muitas vezes acaba saindo mais caro do que o necessário. Se, por ventura, ocorrer o inverso e esses profissionais utilizarem menos do que o suficiente, a obra estará fora das normas aplicáveis da NBR 6118 e, com o tempo, outras patologias podem surgir.
Projeto Estrutural - Residência com 3 pavimentos.
Projeto Estrutural – Residência com 3 pavimentos. Arquivo Pessoal.
É obrigatório o projeto estrutural? O projeto é obrigatório para todas as prefeituras do Brasil. Entretanto, nem todas têm um acompanhamento juntamente da aprovação com relação à execução ou não do projeto estrutural. Embora ainda seja obsoleta, a forma de conferência é uma das coisas que está cada vez mais Projeto Estrutural Piscina: Tudo que você precisa saber Com certeza ter uma piscina em casa é o desejo de muitas pessoas, não é mesmo? Afinal, é prazeroso curtir uma piscininha com a família. No entanto, para realizar este sonho, é importante ficar atento a alguns detalhes. A construção de uma piscina exige um planejamento detalhado, como, por exemplo, as dimensões do terreno, o tipo de solo, a locação de ralos e canos, a segurança, entre outras coisas. Por esse motivo, o ideal é possuir um projeto para piscina bem elaborado, que possa auxiliar todo o processo de construção, definindo com exatidão as etapas, os materiais, os custos e tudo que for necessário. Sendo assim, para te ajudar, listamos a seguir os principais elementos que um bom projeto para piscina precisa ter para evitar qualquer tipo de problema.
Construção em concreto armado
Construção em concreto armado. Reprodução: Thorus.
  1. Análise do Terreno
Todo projeto começa considerando as dimensões do terreno e analisando possíveis relevos existentes. Dessa forma, é possível definir qual o melhor formato, posição e as dimensões da piscina a ser construída.
  1. Tipo de solo
Essas informações são importantes porque cada solo se comporta de um modo e possui diferentes composições. Então, com esses dados, é possível escolher o material da piscina e determinar a estrutura para suportá-la.
  1. Filtragem e casa de máquina
Para ser mais eficiente, a sua piscina necessita de ralos e de tubulações bem posicionadas para o escoamento e para a alimentação da mesma. Lembrando que isso inclui escolher o local para as bombas e filtros em um espaço organizado que garanta a segurança dos banhistas e manutencistas.
Construção em concreto armado
Construção em concreto armado. Reprodução: Dgabc.
  1. Iluminação
Outro ponto que merece os devidos cuidados são as iluminações, não apenas por elas serem responsáveis em dar vida ao ambiente, mas também porque devem ser executadas com materiais especiais que sejam resistentes à umidade e pressão.
  1. Segurança dos usuários
O projeto para piscina é necessário, acima de tudo, para garantir a segurança e evitar acidentes. Desta forma, é possível prever com antecedência a altura média e pontos mais rasos que a piscina precisa ter, reduzindo a chance de afogamentos. Ademais, é preciso escolher adequadamente os pisos do entorno da piscina para evitar escorregamento e, por fim, facilitar a entrada e a saída da água sem maiores dificuldades, utilizando, quando necessários, escadas e corrimão.
Construção em concreto armado
Construção em concreto armado. Reprodução: GlobalTech.
  1. Manutenção
Toda piscina precisa de manutenção para assegurar a sua qualidade de uso. Ou seja, de nada adianta ter piscina em casa se a mesma está suja e maltratada. Sendo assim, tenha em mente que esse trabalho demandará tempo para realização dos cuidados necessários. Claro, também serão precisos recursos financeiros para despesas com equipamentos e materiais utilizados nesse procedimento. Então, são inúmeras as vantagens de utilizar um projeto para piscina na sua construção. Dessa maneira você tem, literalmente, um norte para seguir, sem que precise enfrentar maiores imprevistos. Além disso,  este projeto proporciona maior segurança, uma vez que todos os detalhes foram calculados desde do início, escolhendo a estrutura adequada até os materiais utilizados para evitar acidentes, desabamentos, trincas e fissuras, movimentação de terreno, dentre outros. Como resultado, você acaba economizando, tendo em vista que todas as etapas seguem corretamente o que precisa ser feito, com precisão e ajustes específicos, diminuindo a possibilidade do famoso quebra-quebra. Portanto, se você deseja construir a sua piscina para relaxar nos dias de sol sem precisar se preocupar com mais nada, tenha em mãos um projeto construtivo. Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui. Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui. Acesse nosso Blog para conhecer mais sobre construção. Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags