Radier

Radier

Radier

RADIER

O que é uma fundação radier?

O radier caracteriza-se por ser uma fundação rasa ou direta na construção civil. Lembrando uma laje, mantém contato com o solo por toda extensão da edificação e  recebe esforços da estrutura, através dos pilares, vigas e paredes, os quais, por sua vez, são descarregados uniformemente no terreno.

Ele é utilizado normalmente em obras de pequeno porte e pode ser tanto de concreto armado quanto protendido ou ainda substituindo o aço por fibras. Desta forma, o tipo indicado é determinado pelas necessidades, características e adaptações de cada projeto. Assim, através disso, é possível escolher entre um radier rígido, com vigas, ou flexível, quando não há vigas.

Radier
Radier. Reprodução: APL Engenharia.

Tipos de radier

Escolher um tipo de radier envolve considerar alguns pontos, como resistência aos esforços dos pilares sem danificar sua integridade, assim como suportar grandes pressões exercidas pelo lençol freático. Existem, para tanto, modelos específicos.

  • Radier de concreto armado

É  tipo de radier mais comum e utilizado nas construções do Brasil. Composto por aço e concreto, é indicado para fundações residenciais térreas, assobradadas e também edifícios sendo usado geralmente em edificações com quatro ou cinco pavimentos.

  • Radier de concreto protendido

O radier protendido é mais utilizado em projetos robustos. Funciona como, sistema de pós-tração não aderente. Ou seja, utilizam cordoalhas entrelaçadas de alta resistência engraxadas e plastificadas. Atendendo uma demanda de até doze pavimentos, com excelente economia de concreto em comparação a outras fundações.

  • Radier de concreto reforçado com fibras

O radier em concreto reforçado com fibras, possui as mesmas características do concreto armado. Entretanto, a diferença é que, suas fibras podem substituir pouca ou completamente as armações do radier. Assegurando uma edificação com menos fissuras. Em contrapartida, limita-se somente a edificações térreas.

Execução do radier

  • Preparando o terreno

Assim como todas as outras fundações, o radier também começa pelo estudo topográfico do terreno. Juntamente com limpeza, nivelamento e compactação do solo em questão.

Em seguida, determina-se a área estrutural da edificação. Realizando sua escavação e colocação de brita, protegida com lona plástica, para evitar contato direto da armadura com o radier. Ou, também é possível utilizar mantas impermeabilizantes. Evitando perda de água e umidade do solo junto ao concreto.

  • Instalações elétricas e hidráulicas

Nessa etapa, todas as passagens de água e esgoto são posicionadas, assim como, caixas e dutos da rede elétrica. É considerada uma das etapas mais importantes na preparação, pois é necessario que os pontos estejam correspondendo as locações em alvenaria, o que evitará possíveis problemas e manutenções na fundação em radier.

  • Preparação da caixaria e armação

A montagem da caixaria é realizada com formas de madeira compensadas ou metálicas. Que delimitam toda área da fundação radier.

Logo após, são inseridas as armações, que podem ser em tela metálica, simples ou dupla, com ou sem esforço. Sendo também fixados neste momento, os arranques, para os futuros pilares da estrutura.

Desse modo, toda a armação está pronta para receber espaçadores entre os vergalhões. Responsáveis por garantir que as malhas não se movam durante a concretagem.

  • Concretagem do radier

Com todas as etapas anteriores executadas, acontece a concretagem do radier. Utilizando concreto produzido in loco, ou comprado pronto, ambos atendem as especificações do projeto estrutural. As quais, no caso de radier armado, utiliza-se resistência de 25 MPa, ou se protendido, com 30 MPa.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags