Reuso e Reaproveitamento de água

Reuso e Reaproveitamento de água

Reuso e Reaproveitamento de água

Sistema de Reaproveitamento de Água: Entenda como funciona

O sistema de reaproveitamento de água tem se tornado mais comum do que nunca. A sua implementação proporciona economia financeira, reduz o consumo de água tratada e encanada, além de combater os desperdícios do dia a dia. Se considerarmos que 16% de toda água utilizada no mundo é destinada para construção civil, buscar uma solução como essa impactará positivamente no futuro de todos nós.

Então, para você entender mais sobre esse tema, vamos explicar tudo sobre o sistema de reaproveitamento de água. Continue a leitura!

Primeiramente, caso você não saiba, a reutilização de água ocorre quando é dada uma nova finalidade para esse recurso após a sua primeira utilização. Ou seja, em vez de ir para a rede de esgoto, ela terá outro objetivo.

Segundo, existem algumas qualidades de águas que podem abastecer o sistema de reaproveitamento. Porém, vamos focar nas duas principais, a pluvial e as águas cinzas.

Cisterna
Armazenamento em Cisternas. Reprodução: Engenharia360.

Reuso de água pluvial

O reaproveitamento de água pluvial nada mais é do que realizar a captação da chuva através dos telhados, calhas, terraços e varandas. Sendo aproveitada para fins não potáveis, como lavagem de veículos, pisos e uso em descargas.

Lembrando que, mesmo para a limpeza, a água deve ser clorada, com objetivo de deixar a água clara, sem cor e odor.

Para haver a possibilidade de seu uso de forma potável, a Organização Mundial da Saúde estabelece que não exista a presença de coliformes fecais. Isto é, nenhuma partícula virótica ou com efeitos tóxicos para seres humanos.

Para um bom sistema de reaproveitamento de água, existe a NBR 15527, dando respaldo aos profissionais da área, desde a coleta, local de armazenamento adequado e a finalidade de uso.

Na captação, por exemplo, determina-se que, sendo diretamente do telhado, há a possibilidade de contaminação por outras formas.

Seu armazenamento, então, deve ser com uma cisterna, sem exposição aos raios solares e deve ser dimensionada para atender as necessidades pluviométricas referentes ao tamanho do telhado.

Reuso de água cinza

Água cinza é resultante do escoamento de pias e ralos. Não se enquadra nesse quesito, é claro, águas poluídas, ou seja, do esgoto, ou derivada dos vasos sanitários.

As águas cinzas também precisam atender critérios básicos de qualidade. Isto porque normalmente contêm bactérias, fungos, vírus e produtos químicos. Então, esses sistemas devem ser elaborados por profissionais, visto que existem componentes específicos, como bomba, dimensionamento do reservatório, posicionamento das torneiras e ladrões.

Um projeto de reuso de água cinza proporciona economia de água e principalmente reduz a produção dos esgotos residuais.

Em linhas gerais, existem sistemas bem eficientes e modernos quando o assunto é reaproveitamento de água. Tudo dependerá do investimento feito nesse mecanismo para suprir todas as necessidades existentes.

Então, se você ainda está em dúvida se o sistema de reaproveitamento de água impactará na sua vida, veja como são interessantes os números a seguir

  • um banho de 15 minutos consome até 135 litros de água;
  • cada descarga pode consumir até 12 litros de água;
  • lavar louças pode gastar até 100 litros de água;
  • uma máquina de lavar pode gastar 135 litros de água por ciclo;
  • lavar o quintal por 10 minutos pode usar até 200 litros de água.

Ou seja, o consumo de água diário em nossas vidas é quase incalculável. Assim,  todas as ações que forem adotadas para reduzir o consumo cotidiano, assim como os gastos provenientes da utilização, com certeza serão bem-vindas.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags