Sistema BIM: A meta realidade da construção civil

Sistema BIM: A meta realidade da construção civil

Sistema BIM: A meta realidade da construção civil

Sistema BIM: A meta realidade da construção civil

O BIM é um processo de projeção 3D com informações técnicas que possibilita simulações da edificação. Sendo assim, o conceito BIM permite gerenciar as informações da construção de forma inteligente, automatizada, com processos bem definidos e detalhes logísticos completos.

Ou seja, esse software permite a interação entre viabilidade, planejamento, execução e operação da construção. Ademais, admite a colaboração de diferentes profissionais para que tudo ocorra como esperado.

Este é um sistema composto por outros programas, como o Revit, Navisworks, Archicad, Altoqi e TQS, para inserir, editar ou ler informações específicas de cada projeto.

Logo, o BIM é uma ferramenta poderosa capaz de assimilar e de identificar interferências entre os projetos e de criar cenários com as possíveis soluções.

Resumindo, o sistema BIM não serve apenas para dimensionar paredes e as locações de tubos. Ele vai além disso, determinando desde a quantidade dos materiais até a mão de obra necessária para construção.

Isso significa que utilizar o BIM para modelar uma simples parede determinará não só a sua espessura, comprimento e altura, mas também outras possibilidades complementares, como o tipo de material utilizado, custo, propriedades térmicas e acústicas, tempo de execução, fabricantes, dentre tantas outras coisas.

Agora que você descobriu o que de fato é o sistema BIM, continue a leitura para entender sua importância na construção civil de forma geral.

Edifício Bellegarde
Edifício Bellegarde. Tatuapé – SP. Arquivo Pessoal.

Qual a importância do BIM para a construção civil?

A construção civil, embora caminhe a passos lentos no que tange às tecnologias, conseguiu, ainda assim, utilizar algumas inovações a seu favor. Esse setor tem se atualizado, implementando processos que beneficiam todas as etapas, desde a gestão de projetos ao pós-obra.

Dessa forma, o sistema BIM tornou-se comum entre profissionais para solucionar desafios com a compatibilização dos projetos. Assim, entende-se que a construção civil dará um grande salto na sua eficiência construtiva e minimizará seus problemas um por um.

Vale lembrar que o BIM prevê erros ainda na elaboração do projeto, através de simulações e interações. Portanto, descobrem-se incompatibilidades que causariam problemas no canteiro de obras.

Afinal, o BIM é um software?

Desse modo, o BIM não é apenas um software robusto, que realiza cálculos complexos. Ele é um conceito que faz a gestão da informação aplicada a diferentes sistemas. Então, esse sistema representa o futuro da otimização da construção civil, uma vez que proporciona aos profissionais exercerem suas funções de maneira alinhada e integrada em prol do projeto.

Arquitetos, engenheiros, empreiteiros, fornecedores e demais pessoas ligadas diretamente à construção podem extrair e avaliar informações conforme as necessidades surgirem. Sem contar que todas as alterações realizadas são processadas e realizadas em tempo real.

O sistema BIM assegura economia de tempo devido a sua automatização de processos, impactando diretamente no orçamento da construção, bem como cumprimento das datas estipuladas no cronograma.

Inclusive, essa ferramenta projeta modelos construtivos beirando a realidade. Criam-se recursos apurados para edificações, permitindo planejamentos ainda mais precisos e aumentando consideravelmente o sucesso na execução do empreendimento.

Portanto, a construção civil segue um novo rumo, em que a tecnologia amplia seu potencial e, literalmente, não impõe mais limites. O sistema BIM não é o futuro diante dos nossos olhos. Ele se tornou o presente e veio para ficar.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags