Casa Inteligente: entenda a importancia do projeto elétrico na automação residencial
Casa Inteligente: entenda a importancia do projeto elétrico na automação residencial
Casa Inteligente: entenda a importancia do projeto elétrico na automação residencial
Se você assistiu ao “Os Jetsons”, provavelmente está esperando o momento de ter uma Rosie em casa. Apesar de a tecnologia ter evoluído muito desde a criação desta animação americana, e de já existir diversos tipos de aparelhos que fazem um pouco da função doméstica da robô, ainda não há no mercado algo tão completo. Afinal, não estamos em 2062, ano em que a série se passa.
O que já está disponível para compra são os aparelhos que funcionam por comando de voz, e que controlam outros diversos dispositivos instalados pela casa. Estes alto-falantes com assistência virtual ligados à internet funcionam como centro de controle de uma casa inteligente.
O que é uma casa inteligente?
A casa inteligente é uma casa equipada com dispositivos que comandam a iluminação, ar condicionado, equipamentos de áudio e vídeo, portão de garagem, irrigação no jardim, bomba da piscina, entre outros. Tudo para proporcionar mais conforto para os residentes, além de proporcionar mais eficiência na utilização de todos estes equipamentos.
Mas para que a residência seja mesmo eficiente, é preciso contratar um projeto de automação residencial, que vai compatibilizar os projetos de arquitetura, luminotécnica, telecomunicação, segurança, sistema de TV, hidrossanitário, e o projeto elétrico. Aliás, este último funciona como o coração da automação.
O Projeto de automação tem que nascer do projeto elétrico
Existem diversos tipos de sistemas de automação residencial, e cada um possui sua específica maneira de funcionar, mas todos dependem de como é projetado e construído os conduítes na residência, ou seja, os eletrodutos que conduzem a fiação elétrica por dentro ou por fora das paredes.
Já nesse primeiro momento o cliente deve decidir se existirá automação nas lâmpadas, tomadas, caixa d’água, cortinas, televisão, ou demais itens que sejam instalados, para que as potências e resistências elétricas sejam medidas. Com este planejamento evita-se fazer reparos futuros na condução das fiações dos sistemas de automação e a casa já fica pronta para uma vida mais parecida com a da família Jetson, graças à tecnologia.
Quer entender melhor o que é um Projeto Elétrico? Clique aqui.
Acesso nosso blog para conhecer mais sobre construção.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.