O que esperar da construção civil em 2022?

O que esperar da construção civil em 2022?

O que esperar da construção civil em 2022?

O que esperar da construção civil em 2022?

A construção civil é um dos principais pilares na economia de uma nação porque assegura o desenvolvimento da infraestrutura necessária para o crescimento contínuo do país. Além disso, gera milhares de empregos diretos e indiretos, o que contribui no avanço de todas as camadas da sociedade.

Construção Civil
Edificio. Fonte: Freepiks

Ou seja, a construção civil se retroalimenta do seu próprio crescimento, transformando esse ciclo em uma cadeia econômica virtuosa, balizando os outros setores que necessitam da sua expansão.

Em 2021, o seguimento civil conseguiu manter suas taxas de avanço anual, mesmo durante períodos críticos da pandemia. Chegando a marca de 2,7% de crescimento no segundo trimestre. Para 2022, especialistas apontam a continuidade nesse cenário e falam algo em torno na casa de 2% a 4% anuais.

O fato do crescimento continuar tem ligação com investimentos represados, o mercado de forma geral esteve contido por não saber o rumo que as coisas tomariam. No entanto, após dois anos passados, as pessoas estão buscando oportunidades e possibilidades, como reformas, mudanças e construção.

Logo, a compra e a venda de imóveis, acompanhadas pelos investimentos na construção e ampliação de empresas, serão as áreas responsáveis por manter o setor em alta novamente. Lembrando que o mercado imobiliário de “luxo” cresceu 32%, contribuindo para alavancar ainda mais esse ramo.

Com previsão de crescimento e de novos investimentos, as construtoras e prestadores de serviços estão focando nas tendências que ganharam destaque na construção civil, independentemente se atuam como diretos ou indiretos nesse segmento.

Sendo assim, a corrida para se posicionar como referência já está disputada. Preparar-se para as necessidades de cada área fará não apenas o setor civil crescer como também cada indivíduo que faz parte desse grande negócio.

Portanto, a construção civil em 2022 continuará firme em seu desenvolvimento e algumas áreas ganharam atenção, visto que a sua demanda irá aumentar, por exemplo:

Metodologia BIM

Tecnologia que permite gerenciar e controlar todas as informações do projeto a partir de um modelo virtual. Com todos os profissionais envolvidos, acompanhando a obra em tempo real, de forma colaborativa e complementar desde o planejamento até o pós-obra.

Sustentabilidade

A demanda por construções sustentáveis tornou-se realidade e sua procura tem aumentado consideravelmente. A sociedade de forma geral está mais atenta às questões ambientais. Por isso, empresas terão que buscar alternativas que supram esses anseios.

Além disso, para os investidores, esse tipo de negócio também é vantajoso, uma vez que o retorno sobre seus investimentos é maior por haver economia em muitos processos adotados.

Realidade aumentada

Mesmo que ainda pouco usada, devido ao seu alto custo, a realidade aumentada é uma tecnologia que garante ao cliente uma visão mais clara de como será seu projeto finalizado. Permite, então, estratégias mais eficientes dos colaboradores, assim como alinhamento de expectativa com os clientes.

Além disso, a realidade aumentada dá auxílio para as construtoras no planejamento, ajudando a identificar problemas e riscos antecipadamente.

Estruturas pré-fabricadas

Mesmo sendo muito utilizadas na construção civil, estruturas pré-fabricadas serão ainda mais comuns em canteiros de obras. Elas oferecem benefícios como controle de custos, redução dos desperdícios, controle eficiente do cronograma e ainda favorecem a sustentabilidade.

Elas são comparadas a industrialização da construção civil, e atualmente são as únicas que despontam no sentido de gerar economia em relação ao resultado final.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags