Laje Maciça
Laje Maciça
LAJE MACIÇA
A laje maciça é uma estrutura com seção homogênea, moldada geralmente com formas de madeira e apoiada por escoramentos que suportam todo seu peso, haja vista que, dentro dessas formas, existem as amarrações dos vergalhões com armaduras de aço dando sustentação à laje, a qual, em seguida, recebe o concreto.
Então, após as formas montadas e escoradas, os vergalhões amarrados às malhas e o concreto lançado, ocorre a cura da laje, ou melhor, do concreto, tornando-se assim concreto armado. Este processo nada mais é do que o descanso de toda a estrutura sobre os escoramentos até atingir seu ponto de resistência ideal.
Isto faz com que esse tipo de laje seja perfeito para resistir sem maiores problemas a esforços de tração e compressão. As medidas variam comumente entre 7 a 15 centímetros de espessura, ou até mais, dependendo da necessidade de carga empregada.
Lembrando que essa espessura cresce à medida que o tamanho do vão em questão aumenta, ou sua sobrecarga. Ou seja, quanto menos apoio existente sobre a área de cobertura da laje, maior será sua espessura. Desse modo, possibilita-se o cobrimento de grandes áreas com sua espessura cada vez maior.
Assim, a laje maciça acaba se revelando uma verdadeira polivalente na construção civil, atendendo as necessidades que aparecerem pelo caminho, desde edifícios comerciais e industriais, como, por exemplo, imóveis com múltiplos pavimentos e residências de todos os tamanhos.
No entanto, a laje maciça, como qualquer outra, merece os devidos cuidados e atenção total. Dessa forma, a laje deve ser calculada e projetada por profissionais experientes que entendem bem do assunto.
Evita-se, assim, todo e qualquer tipo de problema proveniente de superdimensionamento, ou até mesmo subdimensionamento, o que consequentemente influencia no consumo e no desperdício dos materiais.
Isto, é claro, sem contar com o item ‘segurança’. Esta deve ser assegurada independente do cenário em questão. Logo, a qualidade da laje maciça precisa ser muito bem verificada, o que, por sua vez, reforça a necessidade de cuidados desde sua elaboração até a execução.
Outro detalhe interessante sobre a laje maciça é que elas são obrigatoriamente moldadas in loco, ou seja, sua moldagem é realizada no próprio local de uso, otimizando custos com transportes e mão de obra externa.
Além disso, produzi-la in loco facilita os cuidados com a vibração e o adensamento, uma vez que o concreto precisa estar literalmente no ponto certo quando ocorre seu lançamento. Assim, a probabilidade de preenchimento dos chamados vazios, existentes entre a ferragem e a malha de aço, diminui.
Por falar em concreto, a sua produção está relacionada diretamente com o resultado obtido. Mesmo que seja preparado em betoneira, ou comprado em indústrias, deve-se realizar o acabamento e o nivelamento com máxima precisão.
Esse trabalho é realizado de uma única vez, sem que haja interrupções. Reduzem-se, então, problemas relacionados às emendas quanto um concreto seco é coberto por um novo, o que acaba causando trincas e fissuras na laje e reduzindo sua integridade.
A laje maciça pode ser aplicada em boa parte das edificações, reservatórios, escadas, residências grandes ou pequenas. Então, executar esse modelo de laje acaba proporcionando muitas vantagens na sua construção, economicamente falando.
A melhor forma de viabilizar ela em obra como economia é realizando a repetição das formas, quanto maior o cuidado da equipe de carpintaria com a montagem mais vezes as formas poderão ser reaproveitadas e consequentemente diminui-se o valor de custo por laje.
Enfim, a laje maciça, com toda certeza, pode atender às necessidades construtivas do seu imóvel de maneira completa e eficiente.
Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.
Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.
Acesse nosso Blog para conhecer mais sobre construção.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.