As Built – Como foi feito
As Built – Como foi feito
O que é um As Built?
O referido termo, oriundo da língua inglesa, em uma tradução livre seria “Como foi construído“. Seu termo resume a última etapa de um projeto, a qual faz a união entre o que foi projetado e o que foi executado, emitindo uma revisão final de projeto na qual demonstra “como foi realizada” a obra em si.
Ele é aplicável para organizar a papelada entre o projetado e o executado e, por isso, serve como revisão final em que será capaz de traduzir de fato tudo aquilo que foi executado em relação ao projeto da obra.
Para que serve o As Built
Sua principal necessidade é para com os próximos moradores, seja da sua casa, de sua indústria ou de seu estabelecimento. Imagine que você se mude para uma casa construída há 50 anos. Na presente data, você fará uma ampliação e um retrofit de toda a fachada.
Pois bem, pela idade da casa, vai ser difícil você ter uma planta que representa todas as tubulações passadas nas diversas reformas pelas quais já submeteram o empreendimento.
Agora, imagine o inverso. Imagine que uma indústria de 100 anos precisa instalar um novo equipamento e que fará a perfuração do piso em uma antiga instalação onde passavam-se tubulações de gás. Geralmente indústrias, órgãos públicos, empreendimentos comerciais conservam plantas de todas as obras e reformas realizadas ao decorrer dos anos.
No caso, das plantas e das “as builts” já realizadas constando os encaminhamentos de tubulações, rede elétrica, redes de gás, assim, ficará muito mais viável fazer uma futura reforma sem comprometer o funcionamento fabril.
Quais os tipos de as built
Os tipos mais conhecidos são:
- Estruturais – detalham mudanças de profundidade de fundação, locação de fundação, reforço realizado ou alteração estrutural, desaprumo, diferença de esquadro e desalinhamento em relação ao projeto inicial;
- Hidrossanitários – detalham as tubulações de água fria, água quente, tubulações de gases, esgoto; além disso, representam as caixas de passagem, o reservatório de detenção, as caixas d’água e demais informações relevantes em momento de necessidade;
- Elétricos – as plantas representam os pontos de passagem, alterações de quadro, tomadas, iluminação, alteração de bitola, esquema elétrico de ligação;
- Arquitetônico ou Executivo – bastante comum também é a atualização da planta em relação à alguma diferença de medida que possa existir no lote ou alguma limitação técnica de aproveitamento de espaço, o que pode fazer com que o projeto inicial seja redimensionado de acordo com a execução em formato de as built;
- Adequação para o BIM – outra modalidade que passou a fazer parte é a adequação dos projetos, bem como sua execução e projetos em BIM, apresentando-se a documentação do as built já com o 2D, 3D e materiais empregados no serviço.
Grau de importância
Quando falamos em residencial, é importante lembrarmos da valorização do imóvel por ter todo processo documentado. Durante as finalizações das obras, é um documento que vai auxiliar na prevenção de acidentes, problemas estruturais, manutenções futuras e reformas.
Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.
Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.
Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.