Compatibilização de Projetos

Compatibilização de Projetos

Compatibilização de Projetos

Compatibilização de Projetos

Na construção civil concluir uma obra com sucesso exige muito empenho, organização e planejamento. Para esse efeito, existem etapas que precisam seguir processos que atendam todas as necessidades construtivas.

O primeiro ponto é que a verdadeira alma da construção são os seus projetos. É praticamente impossível uma obra acontecer sem eles, ao menos uma que tenha qualidade e segurança. Sendo assim, os projetos são a principal engrenagem para que tudo funcione com eficiência.

Entretanto, um detalhe importante precisa ser lembrado, uma vez que são fundamentais, também podem se tornar os “vilões” em algumas situações. Caso não haja compatibilização dos projetos envolvidos na edificação, surgirão falhas, atrasos e prejuízos financeiros.

Ou seja, analisar previamente esses possíveis conflitos fará com que a construção tenha total integração nos sistemas.

Então, se você quiser saber mais sobre compatibilização de projetos, continue a leitura que vamos explicar tudo sobre esse assunto!

Estrutura em Concreto Armado
Estrutura em Concreto Armado. Arquivo Pessoal.

Compatibilização de projetos

Compatibilização nada mais é do que analisar amplamente todos os projetos envolvidos na edificação, identificando com antecedência as possíveis interferências de cada projeto sobre o outro. Desta forma, buscam-se as melhores soluções para resolver cada problema.

Nesse sentido, os projetos envolvidos nessa curadoria são arquitetônicos, estrutural, hidráulico, elétrico, paisagismo, impermeabilização, gás, prevenção de incêndio, dentre outros.

Resumidamente, a compatibilização é sobrepor cada projeto com intuito de encontrar pontos conflitantes antes mesmo da obra começar, evitando atritos no canteiro de obras.

Como realizar a compatibilização de projetos?

Atualmente, a modelagem da informação, o famoso BIM, é a ferramenta utilizada pelos profissionais dessa área. Esse método é capaz de criar com clareza projeções físicas e funcionais da edificação.

O BIM é capaz de unir dados dos projetos e de criar modelos de visualização 3D, facilitando o entendimento da estrutura de modo geral, bem como de avaliar interferências e problemas iminentes na execução dos mesmos. Além disso, ele também informa cronogramas, quantidade de funcionários e realiza simulações em diferentes cenários, com variadas dificuldades.

Vantagens da compatibilização de projetos

Sem dúvida o maior benefício da compatibilização é a possibilidade de resolver problemas antes da obra começar, visto que, quando erros surgem durante a execução, tudo toma proporções gigantes, exigindo retrabalhos e adaptações não esperadas na estrutura.

Outra vantagem da compatibilização é sua relação custo/benefício. Usar esse método custa menos que 2% do valor total da construção e proporciona uma economia entre 5% a 10% no custo final da obra. Portanto, o investimento é baixo se considerar os ganhos envolvidos em todo o processo.

Além disso, a compatibilização de projetos envolve um trabalho multidisciplinar entre diferentes profissionais, haja visto que, quanto maior o porte da obra, serão necessários mais arquitetos, engenheiros e projetistas. Logo, aumenta-se o nível de interação e envolvimento entre eles, proporcionando uma equipe alinhada e atenta aos mínimos detalhes.

Por fim, a compatibilização de projetos é essencial na construção civil, sendo determinante para encontrar interferências que atrapalhem a execução de cada serviço e permitindo evitar problemas durante a fase de execução da obra, deixando o orçamento mais enxuto e preciso. Sem contar, é claro, que tudo isso levará à economia financeira e de tempo na construção.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags