Drenagem
Drenagem
O que é drenagem?
A drenagem é o ato de escoamento de águas por um terreno através de tubulações, canais, canaletas, fossos, sendo naturais ou artificiais. Ou seja, seu intuito principal é canalizar as águas de chuvas e águas existentes em excesso no terreno para que tenha uma saída, sem que possa assim danificar outras partes do terreno existente (desmatamento de vegetação, erosão e assoreamento).
Nesse artigo trataremos especificamente a drenagem artificial, que é calculada através de projeto de drenagem urbana também chamada de drenagem pluvial ou projeto pluvial.
A drenagem urbana é formada por um conjunto de projetos de engenharia. Em sua composição, encontram-se os seguintes itens tratados no projeto de drenagem:
- Delimitação das bacias de contribuição;
- Cálculo da intensidade de chuva;
- Cálculo de vazão;
- Determinação da capacidade de escoamento das vias;
- Cálculo e posicionamento estratégico das bocas de lobo;
- Cálculo e posicionamento estratégico dos poços de visita;
- Cálculo e posicionamento estratégicos de canaletas meia cana para proteção de taludes;
- Dimensionamento hidráulico das galerias;
- Dimensionamento de vertedouros;
- Dimensionamento das estruturas e dissipadores;
- Dimensionamento de caixa de retardo de águas pluviais (quando aplicável);
- Muros de Gabião (Parte drenante);
- Área drenante a ser considerada (Geralmente feita em projeto arquitetônico);
- Memoriais descritivos e cálculos.
Os projetos de drenagem são de suma importância em perímetro urbano, pois quando há alguma desconexão em relação ao cálculo e a quantidade de chuvas pode ocasionar em graves incidentes.
Anualmente nos períodos de chuvas mais graves entre dezembro e março, é possível acompanhar uma série de tragédias vinculadas a quantidade de chuvas e falta de escoamento. Alguns exemplos são: alagamentos, transbordamentos e enchentes.
A exemplo: Parte da tragédia ocorrido em Mariana no ano de 2015. Segundo os relatórios apresentados pelo MTE, foram causados por problemas relacionado a drenagem na barragem o que culminou na sobrecarga da estrutura, causada pelo acúmulo de água.
Os cálculos de drenagem urbana consideram períodos grandes de retorno. É sabido que parte dos processos naturais do planeta se encontram em mudança constante, por isso os cálculos utilizam-se taxa de retorno de chuva, que é o intervalo de tempo que define o volume de água que através de chuva em cada localidade para isso é definido período um volume de chuvas com recorrência de 50 anos.
Para realização do cálculo de drenagem: considera-se também a quantidade de chuva, tempo médio em que ela ocorre, desnível dos locais e principalmente o coeficiente volumétrico de escoamento. Este último valor é encontrado por uma relação que inclui: grau de urbanização, cobertura vegetal, tipo de solo e das declividades naturais do terreno.
Dessa forma, no projeto de drenagem encontra-se o volume de água, passando somente a calcular qual rede é necessária para poder encaminhar. O encaminhamento deve ser feito por tubulações e valetas de forma a não causar depredação do patrimônio. A exemplo: construção de boca de lobo dupla para recebimento de água local que vai ser canalizada para outra caixa e assim por diante.
Durante os cálculos são consideradas a drenagem superficial do asfalto, concreto e cobertura vegetal, além das tubulações necessárias para receber essas águas provenientes quase sempre de chuvas.
Os itens que são definidos em projetos são: guia, sarjeta, bueiro, galerias, poços de visita, trechos de galeria e bacias de amortecimento. Além disso, é considerado o acúmulo de plásticos, para fins de cálculo muitas vezes é acrescentado 80% de margem para estimar este acúmulo que impedem a passagem de água para os bueiros e acabam atrapalhando a drenagem calculada. Materiais como garrafas pet são os principais algozes para isso.
Um detalhe importante é que á água é calculada para apenas passar rápido pelo asfalto. Entretanto, ela deve desaguar pela sarjeta que deve encaminhar até às bocas de lobo que depois encaminham para as linhas de drenagem que geralmente passam abaixo do asfalto.
A drenagem urbana é de responsabilidade da prefeitura, especificamente do órgão responsável pela fiscalização de água e esgoto (conhecidos em geral como, por exemplo: DAE – Departamento de Água e Esgoto e SAE – Serviço de Água e Esgoto). Entretanto, para a fiscalizadora fazer esse controle das vias é de suma importância fazer o controle de recebimento dos lotes internos a serem construídos. Além disso, é exigência da aprovação o Projeto de água Pluvial residencial, de sua casa, edifício ou condomínio.
Sabendo as modificações de cada um dos lotes, o departamento de fiscalização consegue prever se a tubulação existente vai ser suficiente ou não para receber as águas provenientes das chuvas. Ocorre que, com a modificação das áreas naturais (terrenos verdes) em terrenos construídos ocorre um maior acúmulo de líquido superficial no ambiente que antes fazia a drenagem por águas subterrâneas.
Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.
Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.
Acesso nosso blog para conhecer mais sobre construção.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.