Estruturas metálicas na construção civil
Estruturas metálicas na construção civil
Um guia sobre estruturas metálicas na construção civil
Modernidade e rapidez. O uso de estruturas metálicas na construção civil tem estas e outras vantagens, e pode ser aplicado em todo tipo de construção, de pequeno a grande porte, de pontes e casas, a torres e estádios de futebol. Por isso, o número de obras que utilizam estas estruturas têm crescido no Brasil.
Afinal, como são estas estruturas? Estruturas metálicas são conjuntos de materiais metálicos içados, soldados ou parafusados que, na engenharia civil, dão sustentação a uma edificação. Dentre os metais, o aço é o mais comum e mais utilizado. Ele é formado por ferro e carbono, e sua resistência depende da quantidade dos componentes. Ou seja, quanto maior o teor de carbono, maior a resistência.
É o aço o principal responsável pela amplitude dos espaços, que faz dessas estruturas uma tendência na arquitetura do país. A resistência e leveza do metal permitem vãos maiores nos ambientes, isto é, maior espaçamento entre pilares, e a menor utilização de vigas.
Mas o sucesso do metal nas obras brasileiras demorou a acontecer, uma vez que as estruturas metálicas eram consideradas caras e inacessíveis. A popularização delas aconteceu primeiro nos Estados Unidos, além de terem sido bastante difundidas na Alemanha e Holanda ainda nos séculos XIX e XX.
Uma outra vantagem da estrutura metálica é a rapidez com a qual o projeto é executado, já que a fabricação de tal estrutura não ocorre no canteiro de obras. Ela chega pronta, ou em partes, para serem apenas montadas no local. Por isso, sua utilização é conhecida como industrialização da construção. Este sistema promete, sobretudo, uma maior precisão e alinhamento de toda a estrutura.
No entanto, nem sempre somente o metal resulta no melhor custo benefício. Por ser menos suscetível a incêndios, evitar corrosões e diminuir os custos da construção, o modelo misto, com o uso também de concreto, é uma opção bastante utilizada. O importante é encontrar, juntamente com um profissional que fará os devidos cálculos de resistência, qual a melhor opção para o seu projeto.
O passado da estrutura metálica
Uma das primeiras obras construídas com o aço é a ponte Eads, que, desde 1874, liga a cidade de St. Louis, no Missouri, até St. Louis East, em Illinois. Ela é considerada uma das obras mais importantes para a história da engenharia e da arquitetura, com mais de 1900 metros de comprimento e 14 metros de largura.Antes da inauguração, o primeiro teste de segurança foi realizado com a ajuda de um elefante para medir a sobrecarga. Acreditava-se que por instinto ele não atravessaria a ponte caso percebesse algum risco à sua vida.
Ponte Eads. Fonte: touristlink
A história das estruturas metálicas é anterior à ponte Eads. Começou com o desenvolvimento da tecnologia e da indústria, ainda no século XVII, com a produção de ferro fundido sendo iniciada por Abraham Darby.
Após algumas gerações, seu parente, Abraham Darby III, foi o responsável pela primeira ponte metálica do mundo, a Coalbrookdale, no Reino Unido.
A Vila Shropshire, onde a ponte se localiza, é considerada como berço da Revolução Industrial. Nesse mesmo local, hoje abriga o Coalbrookdale Museum Of Iron, um museu que conta a história do ferro e é considerado herança da humanidade.
Legenda: Ponte Coalbrookdale. Fonte: letsgowiththechildren
Até cerca de 1840, foi usado um novo tipo de ferro: o ferro pudlado, e as construções passaram a misturar os dois modelos de ferro. Somente com os processos siderúrgicos que avançaram nos anos seguintes que finalmente passou-se a produzir o aço.
Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.
Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.
Acesso nosso blog para conhecer mais sobre construção.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.