Laje Alveolar

Laje Alveolar

Laje Alveolar

LAJE ALVEOLAR

A laje alveolar é um modelo pré-moldado de concreto que recebe esse nome por apresentar em seu interior os alvéolos,  que são vazios deixados em sua concretagem. Ou seja, a peça torna-se oca. Contudo, ela também é constituída por painéis de concreto protendido tanto em sua base quanto na parte superior.

Graças a esses vazios longitudinais, ocorre a redução do peso da peça, garantindo eficiência e agilidade ao serviço, assim como economia na execução e mão de obra.

O painel de cada laje alveolar possui altura entre 9 a 30 centímetros e 1,24 metros de largura. Em alguns casos, os painéis atingem comprimento de até 20 metros. Aliás, essa é uma característica da laje alveolar, porque ela possui capacidade de vencer grandes vãos sem problemas. Desta forma, esta laje se consolidou como excelente alternativa para construções industriais e comerciais.

Laje Alveolar sendo içada. Reprodução: LC Locações.

Componentes do painel alveolar

 

Fabricação do painel alveolar

O principal elemento desse tipo de laje é seu painel alveolar pré-fabricado. Ele é protendido com fios de aço e cordoalhas aderentes que complementam a resistência da estrutura.

Para produzir o painel alveolar por completo, utiliza-se uma camada de concreto armado com baixo fator de água e cimento. Proporciona, desta forma, grande desempenho, mas sem prejudicar sua resistência, a qual ultrapassa a casa dos 40 MPa.

Esse resultado é possível porque os painéis são produzidos em fábricas, com estrutura e maquinários adequados. Assim, a protensão e a cura do concreto atingem os padrões esperados.

Então, após a resistência alcançada, ocorrem, nas pistas de concretagem, os cortes, iniciando um novo ciclo de produção.

Capa de concreto

A capa de concreto é um elemento fundamental nos painéis alveolares. Entretanto, em alguns casos, é possível a sua retirada. Contudo, tratando-se de lajes e pisos, seu uso é indispensável.

Para produzir a capa, pode ser utilizado o concreto usinado convencional, o qual tem como finalidade:

  • Unir os painéis alveolares;
  • Resguardar as armaduras passivas;
  • Garantir a resistência à compressão dos painéis com uma seção composta, elevando a capacidade de suporte aos esforços de flexão;
  • Regularizar imperfeições dos painéis alveolares;
  • Assegurar resistência ao cisalhamento;
  • Compor a resistência do conjunto de maneira geral.

Junta dos painéis

As juntas, conhecidas como chaves de cisalhamento, são saliências nas bordas dos painéis que recebem concreto para seu preenchimento, cuja a ideia é unir painéis alveolares e distribuir as cargas quando os mesmos estiverem sobrecarregados.

Deve-se lembrar que esse preenchimento deve ser executado em todas as lajes após sua montagem.

Armadura passiva

Existem três tipos de armaduras utilizadas numa laje alveolar, sendo elas:

  • Armadura de distribuição: utilizada no capeamento, combatendo efeito de retração no concreto;
  • Armadura negativa: utilizada para dar continuidade entre os painéis;
  • Armaduras de reforço: utilizada em casos específicos, como em regiões de aberturas e com furos.

Vantagem da laje alveolar

A laje alveolar, por ser 100% produzida em fábricas preparadas e equipadas, possui controle de qualidade excepcional. Dessa forma, materiais utilizados, processos realizados e tempo de cura serão acompanhados da melhor maneira possível.

Desvantagem da laje alveolar

Por serem peças extremamente grandes, em muitos casos a sua movimentação manual é quase impossível. Portanto, torna-se necessário a contratação de equipamentos como gruas e guindastes para realizar o içamento das peças, encarecendo o custo da construção.

 

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags