Laje Nervurada

Laje Nervurada

Laje Nervurada

LAJE NERVURADA

A laje nervurada é dimensionada no projeto estrutural quando existem vãos livres, demasiadamente extensos. Ou seja, ela compõe uma superestrutura  que necessita distribuir perfeitamente suas cargas totais nos pilares de apoio, passando pela fundação e chegando ao solo.

Esse tipo de laje, a nervurada, possui em sua constituição um conjunto de vigas que se cruzam. Através de intersecções, formando “grelhas”. Além disso, possuindo, como diferencial em relação às outras lajes, as famosas nervuras, proporcionando leveza na estrutura, tudo isso sem comprometer sua capacidade de ação.

A laje nervurada utiliza concreto armado ou concreto protendido. Em muitos casos, sua moldagem é in loco, isto é, no próprio local de uso. Todavia, dependendo das necessidades e da finalidade esperada, podem ser feitas em formato pré-moldado. Entretanto, ainda precisavam utilizar molduras e escoramentos adequados.

Laje Nervurada ou Cubeta. Reprodução: Acad.eng.

Como é a execução da laje nervurada?

Bom, para começar, entenda que essas lajes podem ser compostas da seguinte forma:

  1. Quando a laje é executada com cubetas plásticas de polipropileno ativo, em que os moldes podem ser quadrados ou retangulares, em uma direção, produzindo o cimbramento com estruturas metálicas e estrutura reticulada sobre elas.
  2. colocando as cubetas sobre a base da plataforma, que podem ser madeirites, compensados, resinados ou plastificados.

Em ambos casos, o próximo passo é o posicionamento das formas, as quais devem ser escolhidas de acordo com o tipo de projeto e com os custos envolvidos. As formas geralmente são de madeira, metal ou plástico.

Logo após, os vergalhões de aço são amarrados entre os espaçadores das formas, caso feitas em concreto armado, garantindo o cobrimento do mesmo, para que não surjam patologias construtivas inesperadas ao longo do tempo.

Caso não utilizem vergalhões entre cubetas, o concreto é lançado diretamente sobre os moldes, dando forma à laje nervurada.

Tipos de laje nervurada

Existem alguns tipos de lajes nervuradas, porque, dependendo da execução, composição e função da distribuição de cargas, é necessário um modelo específico que atenda essas características.

Laje nervurada unilateral

As cargas são recebidas em apenas uma direção e suas nervuras alocadas somente nos vãos menores, com tamanho abaixo de 5 metros.

Laje nervurada bidirecional

Os esforços são distribuídos em duas direções. Este tipo é indicado para lajes quadradas, com vãos acima de 5 metros.

Laje nervurada com viga faixa

Executada com laje maciça em torno dos pilares, em uma ou mais direções, para evitar o cisalhamento no local.

Laje Cubeta. Reprodução: Totalconstrução.

Vantagens em fazer laje nervurada

  • Redução considerável no orçamento, por se tratar de uma laje com maior capacidade de resistência e menor peso próprio, proporcionando economia geral com a estrutura;
  • Modelos que fazem uso de EPS possuem efeitos melhores de isolamento térmico e acústico;
  • Flexibilidade nos projetos arquitetônicos, uma vez que, por sua fácil moldagem, é possível dar contornos e formatos para laje facilmente.

Desvantagens em fazer uma laje nervurada

  • Cuidado redobrado em sua execução, isso porque as cubetas podem causar acidentes quando manuseadas incorretamente;
  • Alta precisão na execução, a laje nervurada não aceita trabalho ruim; portanto, seu acabamento deve ser perfeito e preciso para que os seus vãos sejam todos cobertos;
  • A laje nervurada dificulta processos como instalações elétricas e hidrossanitárias.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags