O que você precisa saber sobre a planta da casa e demais etapas da construção
O que você precisa saber sobre a planta da casa e demais etapas da construção
O que você precisa saber sobre a planta da casa e demais etapas da construção
A planta de casa, também chamada de planta do imóvel, é o primeiro item obrigatório no processo de legalização de uma construção. Esta planta nada mais é do que o projeto arquitetônico, que precisa ser apresentado na prefeitura, e então aprovado. Ela tem a função de atender as legislações do município e do estado, mas também de satisfazer às necessidades do cliente.
Ao ler a planta de uma casa é possível identificar vários desenhos, chamados de planta-baixa (vista superior), planta de locação (vista aérea), cortes e fachadas (vistas laterais). Medidas, escalas, acessos, vãos, pontos de instalações hidrossanitárias e elétricas, e orientação solar, são informações obtidas a partir destes desenhos. Tudo que estiver contido neste projeto serve como ponto de partida para as demais etapas de uma construção.
“Quero construir minha casa. O que devo fazer para ter uma planta?”
É recomendável que se contrate um profissional habilitado para criar o seu projeto arquitetônico. Ou seja, um arquiteto credenciado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), ou ainda um engenheiro especializado credenciado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Ambos podem exercer esta função, mas é importante saber que a lei que determina a área de atuação de ambas as profissões está constantemente em revisão.
O arquiteto, ou o engenheiro, irá ajudá-lo a definir todos os ambientes que você precisa na residência, além da relação entre eles, de forma a deixar a sua vida mais confortável. Nesta fase é comum se perguntar pelos hobbies dos moradores, e demais características que deixa a proposta o mais próximo do ideal. Por este motivo, é importante ter, não só um objetivo para o momento presente, mas também uma visão do futuro. Afinal, a casa é para durar a vida inteira, e é comum que as necessidades mudem ao longo da vida.
A partir da definição da planta arquitetônica é possível antecipar os custos básicos da obra. Usando a Calculadora de Custos, por exemplo, o cliente consegue rever alguns aspectos e já definir outros, como, por exemplo, tipo de materiais, revestimento, cores, iluminação, etc.
“Depois da aprovação do projeto, posso começar a construir? ”
A resposta aqui não se trata de sim ou não. Você até pode começar a construir, porém, se pergunte: como será feita esta construção?
Para de fato iniciar uma obra, é importante obter os projetos chamados ‘complementares’. Dentre o conjunto desses projetos auxiliares estão o estrutural, o elétrico e o hidrossanitário.
Esses são os projetos que definem o tipo de fundação, o quantitativo de aço, o tipo e a quantidade de concreto, as dimensões dos pilares e vigas, por onde vão passar o cabeamento elétrico, por onde vão passar os canos de esgoto, o posicionamento da caixa de água, dos chuveiros e vasos sanitários. Para saber mais sobre cada um deles e sua importância, acesse o nosso Blog.
Apesar da ansiedade em se construir o mais rápido possível, lembre-se que uma edificação não deve durar apenas 10 anos, mas sim, uma vida inteira. Por isso, a fase de planejamento, ainda que demorada, é essencial.
Assim que estiver com todos os projetos em mão, incluindo o executivo (que garante que o planejamento se cumpra com efetividade), você já pode contratar uma construtora, uma empresa capacitada para realização de seu sonho.
“Obra finalizada. Hora de tirar o Habite-se.”
Habite-se é uma certidão expedida pela prefeitura atestando que o imóvel está em condições para ser habitado, ou seja, se encontra de acordo com as leis municipais e com o código de obras.
Se no começo da construção foi preciso registrar a planta da casa na prefeitura, ao final do processo, é hora da prefeitura conferir se a residência foi feita de acordo com o projeto.
Uma fiscalização eficiente para emissão deste documento inclui a vistoria in loco. É por este motivo que os projetos devem ser sempre respeitados. E, em caso de alteração, esta também deve ser registrada. Afinal, as divergências entre o que foi desenhado e o que foi construído devem ser eliminadas.
Neste caso, é o próprio proprietário do imóvel que deve requerer o Habite-se perante o órgão competente da prefeitura. Mas antes, é recomendável o intermédio de um engenheiro civil para constatar se a obra erguida está de acordo com o projeto aprovado previamente, e evitar qualquer problema.
“Agora já posso me mudar!”
Existe mais um passo necessário antes da mudança para o novo lar em segurança. Trata-se da obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, conhecido como (AVCB), emitido pela polícia militar e setor de projetos e engenharia do corpo de bombeiros.
Atualmente o processo é todo digital, mas uma vistoria pode ser realizada na residência. O site para emissão do AVCB dos bombeiros para o estado de São Paulo, é o Viafacil. Com esta documentação em mãos, você pode desfrutar da sua casa sem nenhuma dor de cabeça.
Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.
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