Tipos de Fundações

Tipos de Fundações

Tipos de Fundações

TIPOS DE FUNDAÇÕES

Fundações são elementos estruturais importantíssimos nas edificações. Elas possuem a responsabilidade de receber as cargas de toda estrutura e distribuí-las no terreno onde estão apoiadas. Essa carga é o peso somado dos materiais utilizados durante a construção da edificação.

Por isso, apenas profissionais capacitados, como engenheiros, podem determinar qual o melhor tipo de fundação para a edificação, uma vez que existem vários pontos a serem analisados nesse processo. Para citar alguns, as características do solo onde a construção apoiará seu peso, sem falar nos materiais utilizados, os projetos complementares, entre vários outros detalhes.

Portanto, as fundações são literalmente o alicerce de qualquer edificação e sua escolha é determinante para todo o restante acontecer. Então, nas próximas linhas explicaremos tudo sobre os principais tipos de fundações. Boa leitura!

Confira os tipos de fundações mais utilizados na construção civil

Existem vários tipos de fundações que podem ser utilizadas nas construções. A sua escolha varia de acordo com as necessidades específicas de cada empreendimento, sejam elas de pequeno ou de grande porte.

De modo geral, as fundações são classificadas com rasas ou profundas, bem como diretas ou indiretas. Em cada uma dessas categorias ainda podem existir outros tipos de fundações.

Fundações rasas ou diretas

Esse tipo de fundação é muito utilizada em casas com até dois pavimentos devido ao seu excelente custo-benefício. Com até 3 metros de profundidade e formato apropriado para cada terreno, geralmente são escavadas de forma manual, transmitindo cargas diretamente ao solo, através das suas bases compostas por concreto e aço. Este é o famoso concreto armado.

Dentre os modelos de fundações rasas e diretas, existem quatro tipos principais, que são:

Sapata isolada

Recomendadas para solos firmes e resistentes. Com base quadrada ou retangular, recebem cargas nas colunas, transferem para as sapatas, que distribuem ao solo.

Sapata Isolada. Reprodução: Escolaengenharia.

Viga baldrame

A viga baldrame encontra-se abaixo do solo, percorrendo todo o comprimento das paredes da construção e conectando-se com as sapatas isoladas para distribuição dos pesos. Ajuda, também, no travamento dos pilares da edificação.

Viga Baldrame
Viga Baldrame. Reprodução: Carluc.

Radier

Fundação rasa, ideal para solos com baixa resistência. O radier é uma placa de concreto armado, ou protendido, localizado abaixo do imóvel, distribuindo de maneira uniforme a carga ao solo.

Radier
Radier. Reprodução: APL Engenharia.

Sapata corrida

A sapata corrida é adequada para projetos de casas, muros, reservatórios e piscinas. É constituída em concreto armado e assemelha-se à viga baldrame por ficar abaixo das paredes, diferindo apenas em altura e largura.

Fundação Sapata Corrida
Sapata Corrida. Reprodução: Cliquearquitetura.

FUNDAÇÕES PROFUNDAS

Agora, tratando-se de fundações profundas ou indiretas, é necessário entender sua utilização, que normalmente é atrelada à baixa resistência do solo e, em casos, onde cargas elevadas serão transmitidas pela estrutura.

Estaca

A fundação estaca é utilizada em solos de baixa resistência, em que são necessárias escavações mais profundas a fim de encontrar um solo firme. Por esse motivo, essas estacas, ou também conhecidas por brocas, possuem mais de 3 metros de profundidade. Elas são escavadas com trado manual ou mecânico.

Estaca
Exemplo de estaca escavada. Reprodução: Geofund.

Tubulões

Com formato cilíndrico e base alargada, o tubulão pode ser revestido por concreto ou aço, tornando-se uma alternativa muito utilizada em fundações profundas que contenham água. Isto porque possui um sistema de execução com ar comprimido, que veda a infiltração e passagem de água para as estacas.

Fundação
Tubulões. Reprodução: Totalconstrução.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags