Tipos de Lajes
Tipos de Lajes
TIPOS DE LAJES
A laje é um dos elementos principais na estrutura de qualquer casa ou edifício, dando suporte ao contrapiso, servindo como cobertura e, em alguns casos, serve diretamente como teto da construção. Para fazê-la, apoiam-se em vigas, sobre pilares, as quais distribuem corretamente as cargas ao longo de toda estrutura sem maiores problemas.
No Brasil, é comum as residências que possuem telhado também possuírem lajes, garantindo, assim, isolamento térmico e acústico para os ambientes do imóvel.
No entanto, mesmo a laje desempenhando papel fundamental na estrutura e sendo determinante para uma melhor ambientação, ainda assim, ela é responsável por consumir 50% de todo concreto utilizado durante a obra. Impactando no valor gasto de modo exponencialmente.
Então, para você descobrir mais detalhes sobre esse assunto, acompanhe a seguir a lista com os principais tipos de lajes utilizados na construção civil.
A laje maciça é disparadamente a mais utilizada no Brasil. Tornou-se um verdadeiro clássico nas construções. Ela é moldada in loco, i.e., é projetada no local de uso. Assim, garante-se ganho de tempo em comparação a outros sistemas, ao ponto que são montadas em formas de madeira, suportadas por escoras que sustentam seu peso.
Em seguida, inicia-se a montagem e a amarração das ferragens dentro das formas, com vergalhões e malha de aço, incorporando a estrutura. Logo em seguida, o concreto é despejado entre os vãos da laje.
A laje nervurada também é moldada no local. Caracteriza-se por suas nervuras interligadas em uma ou mais direções. Desta forma, o uso de ferragem diminui consideravelmente, assim como o consumo de concreto.
Sendo assim, esse tipo de laje proporciona uma estrutura mais leve e adequada para vencer vãos extensos. Contribui com projetos mais amplos, em que os espaços são melhor aproveitados e distribuídos.
Em específico, essa laje faz parte do grupo das pré-moldadas, produzidas normalmente em processos industriais, utilizando vigotas em concreto armado no formato de treliça.
Então, são encaminhadas até o local de uso e recebem escoramento apropriado. Entre os vãos das treliças, são colocadas as famosas lajotas ou EPS e, em seguida, recebem uma camada de concreto, dando corpo à laje.
Assim como as lajes treliçadas, as alveolares também são pré-fabricadas. No entanto, em sua produção utilizam-se dutos ou alvéolos nas placas interiores, justificando o seu nome na prática.
Entretanto, devido à sua robustez, normalmente são desenvolvidas para vencer grandes vãos, como no caso de projetos comerciais ou industriais, que possuem espaços com pouco ou nenhum apoio, como paredes, vigas e pilares.
A laje protendida faz parte do grupo das superestruturas da construção civil. É conhecida também por laje de armadura ativa, possuindo em sua composição concreto e aço no formato de cordoalhas engraxadas.
Possibilita a transmissão dos esforços da laje para vigas e pilares. Posteriormente, são distribuídos para a fundação e depois ao solo, que, através das tensões aplicadas nas cordoalhas, aumentam a resistência da laje protendida.
Portanto, existem muitos tipos de lajes. Cada uma delas atende a determinadas necessidades. Então, avaliar e compreender o tipo de edificação aumentará as chances de evitar problemas e dores de cabeça com o método escolhido.
Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.
Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.
Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.