Vistoria Cautelar

Vistoria Cautelar

Vistoria Cautelar

Vistoria Cautelar de Engenharia

Iniciar uma construção em meio a outros imóveis não é tão simples quanto parece. Isso porque os processos em uma obra são robustos, cheio de pessoas, maquinários, veículos e tantas outras coisas.

Dessa forma, quando há vizinhança nos arredores da construção, todo cuidado é pouco. Logo, cada etapa deve ser devidamente calculada.

Para que não haja imprevistos e tudo saia como planejado, as construtoras precisam assegurar total viabilidade dos seus serviços antes mesmo de iniciarem a obra.

Sendo assim, recorrer para a chamada vistoria cautelar, conhecida também como Laudo de Vizinhança, é diminuir futuras dores de cabeça. Dentre os motivos, entende-se que este laudo garante às construtoras o respaldo em possíveis ações judiciais ligadas a danos causados nas moradias vizinhas.

A vistoria cautelar analisa previamente qual a situação dos imóveis antes da obra iniciar de fato, registrando o estado geral através de fotos, vídeos e relatórios detalhados.

Almeja-se, assim,  evitar atritos entre a construtora e os moradores, visto que ambos sabiam previamente das condições dos imóveis.

Inclusive, para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura que vamos explicar como tudo funciona.

Vistoria Cautelar
Vistoria Cautelar de Vizinhança. Fonte: Freepiks

O que é vistoria cautelar?

A vistoria cautelar é um documento com provas que asseguram às construtoras, à empreiteira e às imobiliárias o estado atual dos imóveis localizados no entorno da construção.

Aos moradores vizinhos da obra, significa que quaisquer danos apresentados após seu início serão prontamente resolvidos.

Deste modo, o foco principal da vistoria cautelar é avaliar o ambiente de forma antecipada, criando laudos precisos acerca dos problemas e garantindo um planejamento eficaz dos procedimentos com técnicas adequadas para evitar problemas durante a execução da obra.

Quem realiza a vistoria?

A vistoria é realizada por um engenheiro devidamente capacitado e credenciado pelo CREA. Ele é acompanhado por outro profissional para auxiliar no levantamento dos dados.

Quem contrata esse serviço?

Por obrigação, a solicitação desse serviço é feita pelo responsável da construção. Além disso, ele precisa fornecer cópias dos laudos aos proprietários. Porém, caso deixe de fazê-lo, os moradores das imediações também podem solicitá-lo.

Dessa maneira, o imóvel, no qual for comprovado os danos, deverá receber a solução do problema, assim como o proprietário receberá o valor gasto com a vistoria.

Como é feita a vistoria?

Na vistoria, utilizam-se equipamentos específicos para cada finalidade. Além disso, tudo é comprovado através de fotos e vídeos, bem como registros escritos.

Vistoria Cautelar de Engenharia
Vistoria Cautelar de Vizinhança. Fonte: Freepiks

O que é verificado?

A vistoria cautelar atende diferentes tipos de serviços, como:

— trincas e rachaduras nas paredes;

— goteiras causadas por fissuras,

— infiltrações;

— estrutura, hidráulica e elétrica.

Consideram-se, também, problemas provenientes dos serviços de terraplanagem e fundação.

Quando a vistoria deve ser feita?

Sempre que se inicia uma obra e os serviços executados impactam diretamente o entorno da vizinhança.

Portanto, realizar a vistoria cautelar é uma excelente solução para que as empresas se resguardem diante de problemas futuros que possam aparecer, visto que possuem provas e registros comprovando o estado dos imóveis quando se deu início a obra, livrando-se de quaisquer acusações ordinárias.

Ademais,  garante aos moradores vizinhos suporte total caso surjam danos em seus lares após a inicialização da construção.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesso nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags