Sistemas construtivos: O que é Alvenaria Estrutural?

Sistemas construtivos: O que é Alvenaria Estrutural?

Sistemas construtivos: O que é Alvenaria Estrutural?

Sistemas construtivos: O que é Alvenaria Estrutural?

A alvenaria estrutural, como se conhece hoje, entrou no mercado há aproximadamente 30 anos. Mas este sistema construtivo é muito mais antigo. Nasceu por volta de 4000 a.C., e está presente em obras importantes como o Parthenon, na Grécia e a Muralha da China.

Inicialmente, a alvenaria estrutural era composta por blocos de rocha, blocos cerâmicos fabricados artesanalmente ou blocos de sílico-calcário (blocos prismáticos, fabricados através da mistura de areia silicosa e cal). Hoje em dia a fabricação foi aprimorada, de forma que os blocos de concreto e os blocos cerâmicos de alta resistência são os mais conhecidos e utilizados. Mas há ainda os blocos de concreto celular e o bloco ecológico em consoante com o aço.

Muitos defendem que o sistema construtivo mais barato no Brasil é o de alvenaria estrutural, porém, quando perguntam à Projeto Estrutural Express, sempre frisamos que cada projeto possui uma especificidade. Ou seja, é preciso que haja uma avaliação mais profunda do projeto e do terreno onde será levantada a edificação.

Alvenaria Estrutural
Figura 1 – Reprodução do site ‘Entenda Antes’.

Em linhas gerais, este método de construção costuma ter sua execução mais rápida. A alvenaria estrutural evita o escoramento, ou seja, a necessidade de estruturas como vigas e pilares, o que agiliza tal execução. Mas a agilidade da obra também depende de uma mão de obra mais qualificada para o trabalho.

Ainda assim, a velocidade permitida pelo uso deste sistema construtivo não é uma regra. A modulação de apenas uma casa é bastante trabalhosa. Quando esta formatação se repete por diversas vezes, o trabalho flui com mais rapidez. Por este motivo, alvenaria estrutural é bastante utilizada em construções de unidades habitacionais de interesse social, já que serão replicadas. Além de ser um dos métodos mais comuns na industrialização da construção civil.

Existe uma característica muito marcante desta estrutura, a qual o proprietário precisa ter sempre em mente: a impossibilidade de se remover ou cortar paredes. Isto é, qualquer reforma, ou futura modificação em uma casa de alvenaria estrutural precisa ser planejada. Uma vez que se estará mexendo com o esqueleto da obra, com o que lhe dá sustentação, um projeto estrutural é essencial.

Alvenaria Estrutural
Figura 2 – Reprodução do site ‘Fórum da Construção’.

O segundo método de construção mais utilizado no Brasil atualmente é o de blocos de concreto, atrás apenas do sistema de   Já existe mão de obra especializada em todas as regiões do país, sendo que em algumas encontra-se profissionais com bastante facilidade. Por exemplo nas grandes capitais, já que construtoras se especializaram na utilização desta técnica vendem apenas este tipo de serviço.

Além disso, a arquitetura brasileira já desenvolveu um refinamento dos projetos envolvendo esta técnica construtiva, explorando propostas mais arrojadas. Um exemplo disso são as inspirações vindas de projetos industriais de Nova York, que utiliza parte da estrutura como elemento de embelezamento arquitetonico.

Loft Nova York - Alvenaria Estrutural
Figura 3 – Estrutura Mista de Alvenaria Estrutural e Estrutura Convencional. Reprodução do site “MidlandBrick”.

Os profissionais da Projeto Estrutural Express já elaboraram os projetos complementares para um edifício de 18 pavimentos com o sistema de alvenaria estrutural. É o caso do edifício ilustrado acima, construído na região de Tatuapé, em São Paulo. O contratante optou pela utilização da alvenaria estrutural cerâmica. Tanto o projeto estrutural, quanto o elétrico e o hidrossanitário foram feitos através da plataforma BIM, que garante a compatibilização destes projetos com o arquitetônico.

Alvenaria Estrutural - Tatuapé
Figura 4 – Edifício projetado em São Paulo, região do Tatuapé. Arquivo pessoal.

Aliás, durante a realização de qualquer projeto de alvenaria estrutural, é preciso que haja uma sinergia entre arquiteto e engenheiro calculista, devido à compatibilização de projetos. Leva-se em conta vedação, resistência, conforto térmico, melhor aproveitamento dos elementos estruturais, tubulações hidráulicas, elétricas e de gás. Todos os detalhes nesta fase são determinantes para realização de uma obra econômica, e para satisfação final do cliente e futuro morador.

Leia também: Sistemas construtivos: o que é alvenaria convencional?

Siga-nos em nossas redes sociais:  Instagram, Facebook e Linkedin.

Quer aprender mais sobre construção? Acesse nosso Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags