05 Motivos para ter o projeto arquitetônico antes de começar a obra
05 Motivos para ter o projeto arquitetônico antes de começar a obra
Você está pensando em construir e tem pressa para isso? Cogitou fazer essa obra sem um projeto de arquitetura, para evitar custos ou para não perder tempo? Por mais simples que seja a edificação que você queira erguer, o projeto arquitetônico é o que garante que ela saia conforme desejado.
Quando se fala em projeto, se fala de planejamento. O projeto é apenas a fase inicial daquilo que se quer concretizar, e não deve ser pulada. Na construção civil, esta etapa é o projeto arquitetônico, uma representação gráfica que dá a visão geral do resultado que você quer alcançar (uma casa, um prédio, ou um galpão, por exemplo).
Nós, da Projeto Estrutural Express, aconselhamos os clientes a ter este projeto de arquitetura em mãos antes de fechar os projetos complementares e, consequentemente, antes de começar a construção. Aqui, apresentamos cinco motivos para você buscar um arquiteto ou engenheiro como um primeiro passo para realizar a sua obra.
1. Legalidade
Em toda cidade existem regras para a construção de edificações, independentemente do tamanho ou complexidade delas, a fim de que os impactos urbanos e ambientais possam ser controlados. Algumas dessas normas dizem respeito ao coeficiente de aproveitamento e a taxa de ocupação do terreno.
Por isso, toda obra deve ter a aprovação da prefeitura, através do chamado Alvará de Construção ou Alvará de Obra. Tal documento só é expedido a partir da aprovação do projeto arquitetônico. E o profissional responsável por este desenho técnico, seja ele arquiteto ou engenheiro, é quem saberá quais são as regras exigidas para o terreno onde se irá erguer a edificação.
Uma Observação: as taxas para aprovação do projeto variam de cidade para cidade, assim como os demais documentos exigidos.
2. Redução de erros
A melhor maneira de se evitar erros em qualquer ação que fazemos, é planejarmos como fazer. O projeto arquitetônico faz parte desta etapa de planejamento. Como dissemos, ele nos permite ter uma visão geral do produto final, da construção, nos auxiliando também na elaboração de um cronograma e de uma lista de tarefas a serem cumpridas, que, se seguidas, implicam em menos falhas.
3. Economia
De acordo com um levantamento do UOL, de 2016, um projeto arquitetônico e sua aprovação na prefeitura tem um custo de 3% a 5% do total da obra. O valor varia de acordo com a complexidade. Ainda que isto possa parecer um custo extra, o projeto é a melhor maneira de economizar tempo, materiais e mão de obra (e aqui, incluímos os projetos complementares).
a) Economia de mão de obra
A existência de um projeto permite a identificação dos serviços que precisam ser executados para a construção. A partir deles, se calcula melhor a quantidade de mão de obra exigida, evitando tarefas e/ou contratações desnecessárias.
b) Economia de matérias
Além de saber quantas pessoas são necessárias para executar cada serviço, um projeto executivo (consequente do projeto arquitetônico), permite estimar quais os materiais necessários para a obra, e a quantidade destes.
c) Economia de tempo
Na construção também vale a máxima: “tempo é dinheiro”. Economizar tempo é diminuir gastos. Afinal, um bom planejamento visa a isenção de erros, o que implica em um melhor cumprimento de cronograma. Sendo assim, mesmo que o projeto exija uma etapa inicial mais longa, há um maior controle do tempo para a execução da obra. Evita-se, por exemplo, deslocamentos desnecessários para comprar mais materiais, a busca por mais mão de obra no meio de um serviço, etc.
4. Melhor aproveitamento dos espaços
A geografia (localização) e a geometria do terreno são delimitadoras do projeto. Mas o arquiteto, ou engenheiro, pode transformar isto a favor do cliente, tendo em mente os melhores dimensionamentos, de acordo com as pessoas que estarão dentro de cada ambiente planejado. Assim, eles são capazes de aproveitar cada cantinho, proporcionando ainda conforto ambiental e ergonomia.
5. Exclusividade
Existem por aí várias plantas-baixas prontas para vender online, sem nenhuma personalidade, e que provavelmente não satisfazem 100%. Quando você contrata um(a) profissional para elaborar seu projeto, ele vai buscar a melhor maneira de atender suas necessidades, além de propor solução para problemas que talvez você não tenha pensado. Tal profissional também leva em consideração, por exemplo, a luz do sol, a sombra, ventos, temperaturas médias, etc. Isso faz com que o projeto elaborado por ele/ela seja exclusivo, e com que você, cliente, fique muito mais satisfeito.
Quer aprender mais sobre construção? Acesse nosso Blog.
Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.