Estacas

Estacas

Estacas

ESTACAS

As estacas são elementos da fundação profunda, ou seja, o seu comprimento é muito superior à sua largura e a sua função é a de transmitir todas as cargas da edificação para o solo.

Esse tipo de fundação pode ser utilizado em obras de grande ou pequeno porte, definindo a estaca mais apropriada ao terreno, através da sondagem de solo.

As estacas precisam ser executadas necessariamente por máquinas e equipamentos específicos devido às suas dimensões, bem como por sua complexidade. Elas são compostas por diferentes materiais, como madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado “in loco” ou mistos.

Estaca
Exemplo de estaca escavada. Reprodução: Geofund.

Tipo de estacas de fundação

  • Estaca Escavada

As estacas escavadas são amplamente utilizadas na construção civil, conhecida também em algumas regiões como estaca trado. Esta é ideal para casas térreas e a sua execução se dá utilizando um trado helicoidal, com diâmetros que podem variar de 30 a 180 centímetros e chegam até 70 metros de profundidade. É considerado o método mais em conta entre todos por ser o equipamento mais simples dentre eles, porém apesar disso deve ser avaliado caso a caso, pois nem sempre atende ao escopo pretendido em projeto.

  • Estaca Franki

A estaca franki também é uma fundação moldada in loco. O processo de fuste acontece por meio de cravação. Sendo sua concretagem realizada por meio de um bulbo, localizado na ponta do maquinário. E diferentemente da estaca escavada, a franki, pode ser utilizada em solos com presença de água.

  • Estaca Strauss

A estaca Strauss é uma das mais flexíveis porque consegue trabalhar em vários tipos de solos, sem perder sua capacidade resistiva a cargas. Sua escavação é por meio de uma sonda metálica que é introduzida até a profundidade final da estaca.

Sua concretagem acontece com lançamento e com apiloamento de concreto. A medida que o concreto ocupa espaço dentro da estaca, o revestimento metálico é retirado.

  • Estaca Raiz

A estaca raiz é muito utilizada na construção civil e é considerada por muitos como uma verdadeira polivalente. Ela serve para qualquer tipo de solo, com diâmetros entre 80 mm até 500 mm que podem perfurar até 60 metros.

Com revestimento metálico, a perfuração é rotativa ou roto-percussiva, ideal para solos que possuem rochas. Além disso, a tração possui excelente resistência, possibilitando o seu uso em vários tipos de situação.

  • Estaca Hélice Contínua

As estacas de hélice contínua são executadas por meio de um trado helicoidal, possuindo uma haste acoplada no centro, que percorre todo seu comprimento com a função de lançar o concreto dentro da estaca. Esta aplicação é monitorada em tempo real, determinando profundidade atingida, velocidade de rotação e descida do trado.

Esse tipo de estaca ganha destaque porque consegue trabalhar com vários diâmetros, em solos diferentes, sem perda de produtividade.

  • Estaca Pré-Moldada de Concreto

Por serem elementos produzidos nas indústrias, as estacas pré-moldadas se destacam no quesito controle de qualidade. São produzidas em concreto armado ou protendido, em diferentes formas, vazadas ou sólidas. Sua execução é por meio de cravação, no sistema vibratório, de percussão ou prensagem.

  • Estaca Metálica

Constituídas por perfil metálico, chapa dobrada ou trilhos, esse tipo de estaca tem execução simples, através da cravação, com bate-estaca. Entretanto, limita-se a alguns tipos de solos, que não podem ser muito duros.

Ainda assim são estacas viáveis na construção civil porque possuem excelente comportamento à tração e produzem pouca vibração durante sua execução.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar?  Clique aqui.

Quer entender melhor o que é um Projeto Estrutural? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags